segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cultura Italiana :3


Arte


O período do Renascimento iniciou-se na Itália no século XIV e perdurou até ao século XVI. Feitos literários, tais como a poesia de Petrarca, Tasso e Ariosto; assim como a prosa de Boccaccio, Maquiavele Castiglione exerceram uma enorme e duradoura influência no desenvolvimento subsequente da cultura Ocidental; igual repercussão tiveram a pintura, escultura e a arquitectura produzida por gigantes como Leonardo da Vinci, Raffaello, Botticelli, Fra Angelico e Michelangelo. Dentre os artistas modernos pode-se incluir o escultor Tommaso Geraci.



Lingua

Italiano é derivado do latim. Dante Alighieri, que viveu no século XIII, autor da Divina Comédia, é considerado o "pai" da língua italiana.
Culinária
O sabor acentuado dos pratos italianos requer como acompanhamento um vinho também marcante. Por isso, em geral, o bom vinho italiano é sinônimo de vinho encorpado. O que não significa pouco consumo ou fraqueza dos vinhos brancos.
O pão italiano é um dos melhores do mundo. E, como quase tudo na Itália, varia com a região. Há inúmeros tipos, alguns bem conhecidos, como a focaccia e a própria pizza - que no princípio era apenas um pão com tomate.
O italiano criou o cappucino. Um café expresso com leite que, por sua vez, submetido ao vapor, transforma-se numa consistente espuma. E não parou por aí, o café 'alcoolizado' foi outra de suas invenções.
Na Itália, massa cozida demais é comparada à cola de outdoor, grudenta e pastosa. E não é aceita nem pelas pelas crianças. Pela importância desse detalhe, difundiu-se pelo mundo a expressão pasta al dente, que nada mais é do que a massa no ponto que o italiano acha perfeito: macio, mas firme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário