terça-feira, 11 de agosto de 2009

Aspectos históricos de Camarões

A primeira civilização conhecida é a dos Sao que se desenvolve para o século XIII. No século XV se cria o reino de Mandara que será assimilado pelo de Bornu e mais tarde pelos Peul no século XVII que, adeptos ao islamismo, criaram o reino feudal.
Nos finais do século XV os portugueses tinham instalado no rio dos Camarões, onde depois chegariam o resto dos europeus e começaria o tráfico de escravos.
Durante o século XIX alemães dominam o império colonial que perderam trás a Segunda Guerra Mundial, tomando o mando franceses e ingleses até a independência.
Independência
Depois da Segunda Guerra Mundial, Inglaterra domina a parte oriental e a ocidental está regida por França. França concede a independência em 1 de janeiro de 1960 baixou a direção de Ahmadu Ahidjo. Em outubro de 1961 celebra-se um referendum e surge a Federação do Camarão que une ambas zonas.
Em um princípio teve subelevações e tentativas de seção por parte de pequenos grupos regionalistas. Ahmadu tratou de dirigir a Federação com uma política que mirava para a unidade total, criando a "União Nacional Camerunesa", desfazendo a Federação em 1972 e proclamando a República de Camarão. Ahmadu, demitiu de forma voluntária em 1982 e sucedeu no poder Paul Biya.
História Recente
Em 1992 Paul Biya é reeleito presidente da República mediante as primeiras eleições multipartidárias, cargo que segue ocupando na atualidade. Peter Mafany é primeiro ministro desde setembro de 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário